São Paulo – A Associação de Futebol do Catar (QFA, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (08) que o brasileiro Sebastião Lazaroni é o novo técnico da seleção de futebol do País. Ele substitui o sérvio Milovan Ravavec, que foi demitido no domingo (07), após o Catar perder uma partida das Eliminatórias da Copa por 2 a 1.
Lazaroni já estava no Catar quando foi chamado para o novo cargo. Ele era o técnico do Qatar Sports Club desde 2008. Na última temporada, o time ficou em quinto lugar no campeonato nacional. Em 2009, Lazaroni garantiu para o Qatar SC o título da Copa do Príncipe Herdeiro.
Antes de chegar ao Catar, o técnico treinou a seleção brasileira na Copa de 1990, na Itália. O time foi eliminado pela Argentina, que seria vice-campeã ao perder para a Alemanha. Lazaroni também treinou o brasileiro Vasco e o Fenerbahçe, da Turquia.
O presidente da Associação de Futebol do Catar, Hamad Bin Khalifa Al Thani, agradeceu ao ex-técnico pelos “serviços prestados”, mas afirmou que era hora de mudar e que a associação e o técnico concordaram em encerrar o contrato.
Ele decidiu demitir o treinador sérvio, que levou Gana às quartas-de-final na Copa da África do Sul, em 2010, porque o time perdeu para o fraco Vietnã na segunda fase das eliminatórias asiáticas. No primeiro jogo, derrotara o mesmo adversário por 3 a 0. O Catar ocupa o 90º lugar no Ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O Vietnã é o 144º colocado.
Lazaroni terá a missão de levar a seleção do Catar para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Para isso, terá que ficar entre os dois primeiros colocados na terceira fase das eliminatórias asiáticas. O seu grupo tem Irã, Bahrein e Indonésia. O Catar será o país-sede da Copa do Mundo de 2022, para o qual já está classificado por ser o anfitrião. Lazaroni deverá estrear no novo time já nesta quarta-feira (10), em um amistoso contra o Iraque.