São Paulo – Dos 240 blocos de exploração de gás em terra ofertados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), 72 foram arrematados em leilão realizado nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro. O governo arrecadou R$ 165,2 milhões com a venda destas áreas que, segundo a ANP, receberão investimentos de mais de R$ 500 milhões.
Do total vendido na disputa, a Petrobras ficou com 49 blocos, em propostas em que venceu sozinha ou com formação de consórcios. Desses blocos, a estatal brasileira será operadora em 43. No total, 12 empresas arremataram blocos na disputa: GDF Suez, Alvopetro, Companhia Paranaense de Energia, Bayar, Cowan, Geopark, Nova Petróleo, Ouro Preto, Petrobras, Tucumann, Petra Energia e Trayectoria.
Em nota divulgada pela ANP, a diretora-geral da agência, Magda Chambriard, observou que dos 72 blocos arrematados, 54 estão nas bacias do Recôncavo e Sergipe-Alagoas. Ela ainda classificou como "sucesso" os resultados obtidos na Bacia do Paraná. Foram vendidos, ainda, blocos nas bacias do Acre e do Parnaíba. Blocos nas bacias de Parecis, no Mato Grosso, e São Francisco, em Minas Gerais, não receberam ofertas.