São Paulo – Representantes de instituições de ensino do Líbano participam no próximo mês da 24ª Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O encontro, que ocorre de 23 a 27 de julho, reunirá gestores de universidades católicas e discutirá o ensino oferecido nestas instituições diante da nova geração de estudantes. O tema central será "Ensinar e Aprender na Universidade Católica – Educar e Formar".
Segundo informações do Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana (FEI), que sedia o congresso, as discussões terão a presença de reitores de mais de 200 instituições do mundo. Dos países árabes, haverá participantes de cinco universidades libanesas, entre elas Notre Dame University e Université Saint-Esprit de Kaslik, que terão palestrantes e representantes em mesas redondas no evento. As inscrições para o congresso, no entanto, ainda estão abertas e poderão se inscrever mais universidades.
"Diante das mudanças na sociedade, desta geração mais imediatista, das novas ferramentas, qual é o nosso papel de educadores?", diz a vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias da FEI, Rivana Basso Fabbri Marino, em referência ao tema das discussões. Ela afirma que a universidade católica não tem a preocupação de preparar o aluno apenas para a profissão, mas também dar formação humana. "Como chegar neste jovem, como trabalhar os valores, a formação de modo mais profundo?", fala ela, sobre os questionamentos que serão feitos na conferência.
O objetivo será discutir o que já vem sendo feito nas universidades, trazer a tona as preocupações da academia, colocar em debate o papel destas instituições e o que fazer para garantir essa formação integral ao novo tipo de estudante. O encontro é também uma assembleia para a Fiuc, com eleições de líderes, entre outras questões. Essa parte, porém, fica para o último dia da conferência e nas demais datas haverá palestras, mesas redondas, debates, missas e até algumas cerimônias com homenagens.
Na terça-feira, dia 24 de julho, por exemplo, o tema de uma mesa redonda será a abordagem das diferentes ordens religiosas em ensino superior. Nesta conversa, um dos participantes será Walid Moussa, presidente da Notre Dame University, de Louaize, no Líbano. Também falam gestores da Suíça, Japão, Índia, Estados Unidos, Brasil e França. No painel "Que professor para qual universidade", haverá participação da professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Université Saint-Esprit de Kaslik, Hoda Matar Nehme, membro do conselho universitário da instituição.
A Fiuc é uma instituição reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A assembleia geral acontece a cada três anos e é a terceira vez que o Brasil a sedia. A Fiuc é integrada por cerca de 200 universidades, que tem à disposição um secretariado permanente para executar as orientações e políticas. Ela também atua como facilitadora, promovendo fluxo de informações entre as diferentes instituições que a compõem. No Brasil existem 89 universidades católicas.
Serviço
24ª Assembleia Geral da FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas)
FEI campus São Bernardo (Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 – bairro Assunção)
De 23 a 27 de julho de 2012
Informações e inscrições: www.fei.edu.br/fiuc/