São Paulo – Filmes brasileiros fazem parte do 3º Festival Ibero-americano de Cinema, que começou no dia 01 e segue até 09 de novembro em Beirute, no Líbano. Duas produções nacionais já foram vistas pelo público e uma terceira, o documentário "Oscar Niemeyer: A vida é um sopro", será exibida na próxima quarta-feira (07), segundo programação publicada no site do Instituto Cervantes, promotor da mostra com o Cinema Metropolis Empire-Sofil.
O filme brasileiro "Capitães da Areia" foi visto por cerca de 250 pessoas na última sexta-feira (2), segundo Najua Bazzi, diretora do Centro Cultural Brasil Líbano, instituição criada pela embaixada do Brasil em Beirute. A embaixada, por meio do seu encarregado de negócios, Frank Almeida de Sousa, foi a responsável pela presença de duas produções brasileiras na mostra – Capitães da Areia e Oscar Niemeyer: A vida é um sopro.
Capitães da Areia mostra o cotidiano de crianças de rua na Bahia dos anos 50 e foi uma homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado. O filme é uma adaptação do seu livro e foi lançada em 2011, com direção de Cecilia Amado. O filme sobre Oscar Niemeyer é um documentário sobre a vida do arquiteto. Também foi exibido na mostra "A Selva", produção de 2002, do Brasil, Espanha e Portugal, sobre um jovem espanhol que vai trabalhar na Amazônia. A iniciativa da inclusão do filme na grade do festival foi portuguesa.
Serviço
3º Festival Ibero-americano de Cinema
De 01 a 09 de novembro
Das 18h às 22h
Cinema Metropolis Empire-Sofil – Beirute
Programação e informações:
http://beirut.cervantes.es/FichasCultura/Ficha78744_09_1.htm