São Paulo – De 31 de outubro a 08 de dezembro acontece em Beirute, no Líbano, o 4º Festival Ibero-americano de Cinema. O público poderá ver filmes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Venezuela, México, El Salvador, Portugal e Espanha, que serão exibidos no Metropolis Empire Sofil.
Do Brasil, será exibida a produção Vendo ou Alugo, da diretora Betse de Paula. A comédia mostra a história de bisavó, avó, mãe e filha, que dividem um casarão que já não podem mais sustentar, por estarem afundadas em dívidas. A localização do imóvel, próximo a uma favela, dificulta a venda ou o aluguel da casa. Quando a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) domina o morro, compradores em potencial começam a visitar o imóvel. Durante uma dessas visitas, começa um tiroteio, que prende a todos dentro da casa.
A exibição do filme brasileiro acontecerá no dia 02 de novembro, às 20h, com legendas em inglês. O preço do ingresso é de 5 mil libras libanesas, cerca de R$ 7.
Días de Vinilo, da Argentina, traz a saga de quatro amigos na faixa dos 30 anos: Damián, Marcelo, Luciano e Facundo. Suas relações são permeadas pela música, amizade e mulheres. Escritor e roteirista, Damián escreve um roteiro de cinema para tentar reconquistar sua ex-namorada Ana, mas outra mulher, Vera, acaba perdendo seu trabalho.
Baseado no romance de Gabriel García Márquez, O Amor nos Tempos do Cólera é um filme sobre um homem que espera mais de cinquenta anos para ficar com seu único e verdadeiro amor. A brasileira Fernanda Montenegro é uma das atrizes do filme, que também conta com Javier Bardem.
Os demais títulos que participam da mostra são Mientras duerme (Espanha), Florbela (Portugal), Años después (México), En la región del hielo e El cadáver exquisito (El Salvador), Artigas la Redota (Uruguai), Mariposa Negra (Peru), El chico que miente (Venezuela) e Qué pena tu vida (Chile).
O festival está sendo organizado pelo Instituto Cervantes de Beirute e pelas embaixadas dos países participantes do evento.