São Paulo – Quatro pessoas farão exame de língua portuguesa no Líbano neste mês. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (4) que a edição de 2024 do exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) teve 2.839 inscrições oriundas de 30 países. O Líbano é o único país árabe entre eles.
Os inscritos farão provas escrita e oral nos dias 23 e 26 de abril. O país que terá maior número de participantes será o próprio Brasil, com 1.096 pessoas. Depois, o maior volume de inscrições veio da Colômbia, com 256, seguida de Angola, com 150, de Cabo Verde, com 129, do Peru, com 119, e do Equador, com 116 candidaturas. O Líbano está entre as nações com menor número de inscrições. Foram oferecidas 20 vagas no país.
Celpe-Bras é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. Ele pode ser usado por estrangeiros para comprovar fluência no português para, por exemplo, ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação no Brasil, e para validar diplomas.