Líbano vence campeonato de futebol amador no Rio

O time participou pela primeira vez da disputa e terminou o torneio invicto. Outros países como a Síria também jogaram.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O time do Líbano venceu a categoria de Futebol de 7 Livre da Copa do Mundo de Amadores, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (11). O torneio é dedicado a jogadores não profissionais e a modalidade na qual o país árabe venceu é disputada por times com sete jogadores de linha, com atletas acima de 18 anos. Esta foi a primeira vez que o Líbano participou do campeonato, que está em sua 6ª edição.

Segundo a organização, times de mais de 14 países já participaram do evento. Outros países que disputaram a competição foram Itália, Argentina, Uruguai, Congo, Síria. Além destes, também podem participar associações esportivas e instituições ligadas ao esporte.

A equipe libanesa venceu a Associação dos Cronistas Esportivos por 5 a 2, terminando invicta o campeonato. O Líbano também teve equipe na categoria Supermaster de 11, com jogadores com mais de 48 anos.

A participação do país teve apoio do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, que convocou o técnico Gilson Makhoul e reuniu empresários libaneses para confeccionar os uniformes da equipe. De origem libanesa, Makhoul jogou como amador no final dos anos 70 e foi técnico de times brasileiros e de uma equipe distrital em Portugal.

As duas equipes do Líbano contaram com jogadores brasileiros, de origem árabe ou não. “Foi muito emocionante, por causa da situação que passa o Líbano, e das pessoas humildes que, mesmo não tendo a descendência libanesa, vestiram a camisa com muito orgulho para dar de presente esse título para a comunidade”, destacou Makhoul.

Além de mais de 40 atletas, a equipe técnica do país incluiu pessoas como o preparador físico Carlos Alberto Lancetta, que fez carreira em times cariocas profissionais. O time do Líbano de Futebol de 7 também se destacou com o melhor jogador em campo, o artilheiro do campeonato e o melhor goleiro.

Divulgação

Publicações relacionadas