São Paulo – O governador do Banco Central da Líbia, Naji Issa, anunciou o lançamento da Estratégia Nacional para Inclusão Financeira na Líbia para o período de 2025-2029, de acordo com notícia publicada na Libyan News Agency, agência de notícias estatal do país, no último domingo (15).
Falando na Exposição e Fórum de Pagamentos Eletrônicos em Trípoli naquele dia, o governador disse que a iniciativa, elaborada pelo Banco Central, tem por objetivo fornecer serviços financeiros seguros, acessíveis e de baixo custo para a população, com proteção de dados pessoais.
Junto com esse lançamento, foram apresentados projetos complementares dentro da estratégia, entre eles o Contas de Inclusão Financeira, voltado para grupos financeiramente excluídos, e um sistema de proteção de dados bancários para garantir a confidencialidade e a privacidade das informações individuais.
Será implementado também o apoio à transformação digital por meio da digitalização completa dos pagamentos governamentais no país, preparada estrutura jurídica e técnica para uso de moedas digitais e criptografadas, fornecido meio de transferência interna de dinheiro por plataforma nacional sem a necessidade de conta bancária, entre outras iniciativas nessa direção.
Naji Issa disse que esses projetos abrem caminho para uma economia digital moderna, mais justa e inclusiva, que aprimora a estabilidade financeira e o desenvolvimento na Líbia. O evento em que ele falou sobre o assunto teve participação de bancos comerciais e empresas de pagamento eletrônico do país.
Leia também:
Líbia isenta produtos do Brasil de novo imposto