São Paulo – A National Oil Company, companhia petrolífera da Líbia, confirmou o fim do bloqueio que cortou a produção de petróleo bruto do país quase pela metade, para 600 mil barris por dia. O país árabe é um grande produtor da commodity e boa parte das suas receitas são oriundas desse setor.
As cotações internacionais do petróleo chegaram a subir há cerca de um mês pela insegurança do fornecimento líbio, que enfrentava problemas de produção e exportação deflagradas por disputas políticas internas relacionadas ao Banco Central, órgão administrador de importantes receitas do país.
Nos últimos dias, os preços do petróleo começaram a recuperar diante das perspectivas de resolução dessas questões, o que de fato aconteceu, com intermediação da Organização das Nações Unidas. As cotações do petróleo, porém, estão voltando a subir pela escalada dos enfrentamentos no Oriente Médio.
Produção
A Líbia está lutando para se recuperar após anos de conflito, que se iniciou com revoltada que derrubou o então presidente Muamar Kadhafi, em 2011. A produção de petróleo só recentemente retornou a 1,2 milhão de barris por dia, sendo que antes de 2011 estava entre 1,5 milhões de barris e 1,6 milhão de barris.
Leia também:
Líbia concede cartas de crédito para importações
Crescem exportações para a Líbia
É proibida a reprodução deste conteúdo.