São Paulo – Desde os tempos em que trabalhava na confecção de uma tia, a empresária Odaléia Bueno já queria ganhar o mundo com moda. Vender para dentro e para fora do País. Interessada em investir nisso, a empreendedora abriu, em Goiânia, Goiás, em 1996, o seu próprio negócio, a Diáfana Lingerie. Além de roupas de baixo, a grife produz peças para dormir e para usar na praia. As exportações da marca começaram em 1998 e são feitas principalmente para seis mercados: Alemanha, Austrália, Bolívia, Espanha, Estados Unidos e Venezuela.
“Sempre quis vender para outros países”, explica Odaléia. “Tanto que priorizamos a participação em feiras para fechar contatos desde a abertura da empresa.” Foi dessa forma, entre um evento de negócios e outro, que foram fechadas as primeiras encomendas do exterior. A Alemanha foi o destino número um. “Logo encontramos um distribuidor para a Rússia e outro para a Austrália”, afirma.
De acordo com Odaléia, o fortalecimento de mercados mais próximos, como a Argentina, Bolívia e Venezuela, foi muito útil diante das oscilações do dólar nos últimos meses. “Isso ajudou a suprir a menor demanda em outros países”, diz.
O foco no cenário internacional sempre foi tão forte na Diáfana que a empresa começou a vender moda praia exatamente para os estrangeiros. “Fizemos o teste e o segmento logo ganhou força fora do Brasil”, lembra Odaléia. “Depois, passamos a vender aqui também.”
A empresária explica que a boa aceitação de suas peças no mercado externo está ligada a alguns cuidados importantes, como a oferta de uma modelagem específica para cada país. “A Austrália prefere lingerie de um jeito, os Estados Unidos de outro e assim por diante”, afirma. “Adaptamos o mostruário ao gosto de cada comprador.”
Entre os elogios que recebe dos estrangeiros, Odaléia destaca justamente a modelagem. E a atenção para detalhes como tules e rendas, principalmente nas linhas de lingerie. Um reconhecimento que a empreendedora espera receber, no futuro, de possíveis clientes árabes. “Ainda não exportamos para esses países, mas temos todo o interesse nisso”, afirma.
A Diáfana é administrada por Odaléia e seu marido, Ersil Bueno Júnior. Ela na criação e no marketing do negócio. Ele, no financeiro. Ambos empenhados em ganhar o mundo com o padrão brasileiro de qualidade para moda íntima e lingerie.
Contato
Diáfana Lingerie
Telefone: +55 62 3249-3539
Site: www.diafana.com.br