São Paulo – O Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute, iniciou este mês o projeto Oficina da Palavra, que visa estimular a produção literária em língua portuguesa entre libaneses que tenham nível avançado no idioma. A iniciativa do projeto é de Renata Vieira, coordenadora pedagógica do local.
“Ela traz um tema e as pessoas vão escrevendo livremente. A oficina tem ênfase total na criação literária e abre espaço para aqueles que dominam a língua portuguesa”, destaca Najua Bazzi, diretora do centro cultural.
Os encontros iniciaram no dia 13 e estão programados para ocorrer todas as terças-feiras, das 17h às 20h. As classes começam em sala de aula e continuam no pátio do centro, em um clima descontraído. “As aulas se iniciam na sala para começar a provocar a mente dos participantes. Depois, eles saem de lá e começam a produzir”, conta Bazzi.
Segundo Bazzi, a primeira aula da oficina usou como base textos de Machado de Assis, além de apresentar elementos teóricos da produção literária. A segunda aula usou trechos de Ensaio sobre a cegueira, do português José Saramago.
Em cada encontro, a professora apresenta uma parte teórica, os alunos produzem seus textos e, em seguida, os textos são debatidos entre os participantes. “A ideia é que eles escrevam livremente, para desmistificar a ideia de que só escritores conseguem. Ela ensina de maneira leve a estruturação de um texto literário”, explica a diretora.
Os participantes são ainda estimulados a usar pseudônimos em seus textos. “Eles são convidados a deixar textos com pseudônimos na secretaria para depois eles serem lidos entre eles e debatidos”, conta.
Cada ciclo do projeto irá durar 12 encontros. Após o final de cada etapa, o projeto aceitará a matrícula de novos alunos. Ainda é possível se matricular para esta primeira etapa, até a próxima semana, somente. Cada turma do projeto poderá ter até 10 alunos.
Serviço
Centro Cultural Brasil Líbano
Projeto Oficina da Palavra
Voltado a alunos que tenham nível avançado de língua portuguesa
Preço: US$ 200
Site: http://brasiliban.itamaraty.gov.br/pt-br/
Tel.: +961 1 322 905
E-mail: brasiliban@itamaraty.gov.br