São Paulo – A região conhecida como Rota das Emoções, que integra Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses, no litoral dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, quer atrair mais turistas estrangeiros. Em 2009, a rota foi considerada o melhor roteiro integrado do Brasil pelo Ministério do Turismo, que, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Comitê Visite Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está promovendo o destino em feiras internacionais do setor.
O foco inicial do trabalho é atingir os mercados da Argentina, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Nesta semana, a equipe da Rota participa da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), o maior evento de turismo da Argentina, que ocorre de 30 de outubro a 02 de novembro. O objetivo é conhecer as operadoras e eleger aquelas que serão levadas à Rota das Emoções para uma visita de reconhecimento, prevista para o primeiro semestre de 2011.
Na pauta, estão encontros de negócios, visitas aos principais atrativos e a alguns estabelecimentos. Após a viagem, será organizado o seminário de vendas, em conjunto com os operadores que participarem da visita, para detalhar os pacotes que serão oferecidos pelos operadores argentinos aos seus fornecedores.
Para conquistar esse novo nicho de mercado, a equipe técnica da Rota das Emoções realizou uma pesquisa sobre o comportamento de compra do mercado-alvo internacional, com base na qual foram selecionados os países que serão focados.
No caso da Argentina, por exemplo, a pesquisa mostrou que o mercado daquele país está interessado em produtos que ofereçam grande diversidade de experiências vivenciadas numa mesma viagem.
A exemplo da FIT, em Buenos Aires, a ação da Rota no mercado europeu prevê participação nos maiores eventos de turismo daquele continente em 2011: Fitur Madri, de 19 a 23 de fevereiro; BIT Itália, de 17 a 20 de fevereiro; BTL Lisboa, de 23 a 27 de fevereiro; e ITB Berlim, de 9 a 13 de março.
*Com informações da Agência Sebrae