São Paulo – Um livro lançado nesta quinta-feira (1) na capital paulista se propõe a levar os brasileiros a um melhor entendimento empresarial e a uma melhor negociação com os países árabes. “Aprenda a Negociar com o Mundo Árabe – Onde o impossível é possível” é uma obra do executivo Rafael Solimeo, brasileiro que mora nos Emirados Árabes Unidos e passou a maior parte da vida na região.
Solimeo conta que a ideia do livro surgiu da observação de empresários brasileiros que visitam os países árabes e com os quais convive como chefe do Escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai. Uma atitude muitas vezes encolhida e amedrontada de grandes nomes empresariais brasileiros diante dos árabes, somada a uma falta de entendimento do que são os países da região, o fizeram ligar o alerta de que era preciso fazer algo.
O executivo passava por um processo terapêutico pessoal no qual tentava superar algumas deficiências e resolveu tomar para si o desafio de escrever um livro para esses empresários, unindo a experiência acumulada no relacionamento com os dois lados e as histórias que presenciou ao longo dos anos. Solimeo lidera o escritório da Câmara Árabe em Dubai há cinco anos e foi criado nos Emirados.
“Os estereótipos sobre o mundo árabe com os quais muitos empresários brasileiros chegam à região os atrapalham na hora da negociação, impedem que se sintam confiantes”, afirma Solimeo. O executivo conta que presenciou muitos homens e mulheres do Brasil, considerados revolucionários e incríveis por suas ideias e negócios, não conseguirem mostrar o quão “grandes” são.
Os cinco primeiros capítulos do livro de Solimeo vão na direção de quebrar barreiras: derrubar os preconceitos sobre o mundo árabe, mostrando como ele é, e fazer com que isso seja uma injeção de confiança e estima para brasileiros encararem uma negociação. O executivo apresenta no livro costumes e expectativas árabes nas relações comerciais, explicando suas raízes históricas e culturais.
Os demais capítulos do livro são focados na “arabização”. Ao longo deles, Rafael Solimeo se debruça a explanar para os brasileiros como adaptar as empresas e produtos, em suas diversas facetas, para atender ao mercado árabe. Os temas explorados vão desde o marketing, para que o empresário saiba como deve ser, por exemplo, o cartão de visitas que apresentará no mundo árabe, até a criação de produtos em si na direção das preferências da região. Tudo é permeado pelo relato de experiências de Solimeo.
Rafael Solimeo
Solimeo nasceu no Brasil, mas foi criado entre o Oriente Médio e o Reino Unido. Ele é graduado em Gestão de Turismo Internacional e tem MBA em Negócios Internacionais. Antes de ingressar na Câmara Árabe, em 2013, onde começou como executivo de Negócios Internacionais, o profissional trabalhou em divisões internacionais e de comércio exterior de empresas. Atualmente Solimeo é presidente do Conselho Empresarial Brasileiro nos Emirados, que fundou.
Uma das pessoas que assina o prefácio da obra é o presidente da Câmara Árabe, o diplomata Osmar Chohfi. “Rafael Solimeo vai além, neste livro, de identificar aspectos gerais e próprios dessa relação. Ele nos mostra não somente o caminho a ser trilhado, mas também como percorrê-lo da melhor maneira para atingir os objetivos almejados. E o faz de modo muito pessoal, com criatividade e originalidade”, escreve.
O ex-presidente do Brasil, Michel Temer, também escreve para o prefácio e destaca a graça do livro. “Ensina como apresentar os produtos e serviços, qual é o tempo certo para negociação, como revelar confiança nas tratativas, sem esquecer-se da tecnologia digital, ressaltando-a”, escreve Temer, descendente de árabes.
Lançamento
O lançamento lotou a Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. Convidados como Michel Temer e as lideranças da Câmara Árabe, entre elas o presidente Osmar Chohfi, participaram. A livraria ganhou clima árabe, com distribuição de tâmaras. O livro, que terá versão apenas no idioma português e foi publicado pela Editora Labrador (link aqui), pode ser adquirido em livrarias físicas no Brasil, como a Livraria da Vila, e em sites de e-commerce, como Amazon.
Leia também:
Egito: o lar árabe de livros brasileiros
Livro de Clarice Lispector chega ao leitor árabe