São Paulo – Um acervo que contém livros e mapas do Oriente Médio foi inaugurado nesta quinta-feira (25). O conteúdo reúne mais de 1000 itens e foi constituído em uma vida inteira por Roberto Duailibi e doado à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O publicitário de renome tem ascendência libanesa e acrescentou aos objetos fotos, documentos e áudios que contam a história de sua própria família.
O acervo, agora, foi integrado ao braço cultural da instituição, a Casa Árabe, e está em sua sede, na biblioteca Jamil Saliba, na capital paulista. “É um grande ato de generosidade do Roberto Duailibi doar sua biblioteca de temas orientais. É uma responsabilidade que nós aceitamos com prazer, de dar perenidade a esse acervo”, disse o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, na cerimônia de inauguração. Na foto de abertura, Chohfi (esq.) e Duailibi (dir.).
As peças estavam, antes, em um apartamento de Duailibi dedicado à biblioteca de literatura do Oriente, em especial do Líbano. “Quando ia ao Líbano eu frequentava uma livraria que tinha mapas do Oriente, e fui colecionando. A biblioteca se tornou referência. Vinham estudantes, inclusive dos Estados Unidos, para manusear os livros raros. Então, conheci o Chohfi, e depois o [Rubens] Hannun. O embaixador [Chohfi] reconheceu o valor disso e eu doei os livros e mapas”, contou Duailibi.
As obras ligadas a seus ancestrais também estão organizadas em um site, o FamilyD. O publicitário rememorou sua história de amor aos livros, herança também familiar. “Meu pai nunca nos proibiu de ler nenhum tipo de livro. Ele, inclusive, nos fazia decorar poemas para recitar no jantar. Isso acabou influenciando”, revelou ele à ANBA.
Em sua trajetória, ele, que também é escritor, frisou a importância da parceria com a esposa, Sylvia Duailibi. “Ela me apoiou em tudo, inclusive cuidando do acervo. Esse é o tipo de bem que não desvaloriza, porque o conhecimento é, de todas as fortunas, a mais preciosa”, declarou Duailibi.
Roberto Duailibi foi um dos fundadores da DPZ, uma das mais importantes agências de publicidade do Brasil. Ele também é professor, escritor e membro da Academia Paulista de Letras. Além de Chohfi e membros família Duailibi, também estiveram na cerimônia executivos da Câmara Árabe. Entre eles, o secretário-geral e CEO, Tamer Mansour, a diretora de Marketing e Comunicação da Câmara Árabe, Silvana Gomes, e o vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad.