São Paulo – A moda brasileira vai marcar sua presença na capital do Kuwait a partir do dia 10 de outubro. É quando acontece a inauguração da nova loja da OTB Concepts, a FA Gallery, que vai reunir moda, móveis, acessórios e arte de Brasil, Colômbia, Inglaterra, França, Canadá e Espanha, com forte destaque para os países sul-americanos. Do Brasil, estarão presentes 12 marcas, sendo 10 de vestuário e acessórios e duas de cosméticos.
Entre os grandes nomes da moda nacional que terão suas criações comercializadas na loja estão Marcelu Ferraz, Zeferino, HuisClos, Osklen e Maria Oiticica. Ferraz conta que foi contatado pelos kuwaitianos, que fizeram uma curadoria por diversos países em busca de marcas com uma "linha fashion".
O estilista relata que os empresários árabes vieram até sua loja, em São Paulo, para conhecer seu trabalho. "Eles acharam minha loja bem parecida com o que queriam montar [no Kuwait]. No local, que fica no bairro da Bela Vista, Ferraz oferece, além de peças de vestuário, objetos como cadeiras grafitadas e um espaço, em forma de cozinha, para os clientes conversarem e lerem livros de arte e moda.
Especializado em moda masculina, Ferraz terá peças como bermudas, camisas, calças, camisetas e bonés vendidas no Oriente Médio. Ele diz que não precisou fazer qualquer tipo de adaptação das roupas para exportá-las aos árabes, que levaram, inclusive, peças utilizadas em desfiles. "Eles gostaram do meu material do jeito que é. Eu trabalho com cores e estampas, esse estilo brasileiro, com araras e flores. Todos os bonés têm a bandeira do Brasil", revela.
Aos 31 anos de idade, o estilista de Belo Horizonte, Minas Gerais, está no mercado desde 2006. Ele define seu trabalho como "streetwear em alfaiataria" no qual transforma roupas de corte reto em peças mais despojadas. O branco é a cor mais presente em suas coleções. Para o Kuwait, foram enviadas peças em tons sóbrios como cinza, preto e marrom, além de outras mais chamativas, como pink e amarelo. Entre os materiais utilizados, Ferraz gosta de trabalhar com malha, tafetá, linho e algodão.
No Brasil, suas criações podem ser encontradas em sua loja própria na capital paulista, além de pontos de vendas nas cidades do Rio de Janeiro e Várzea Grande, no Mato Grosso. Brasília e Salvador devem ser as próximas cidades a receberem a moda de Marcelu Ferraz.
No exterior, suas peças podem ser encontradas em Londres e Paris e, a partir da próxima semana, no Kuwait. O estilista também negocia para exportar sua moda para os Estados Unidos e Japão.
As demais marcas brasileiras que poderão ser encontradas na FA Gallery são Maria Garcia, UMA, Serpui Marie, Glorinha Paranaguá, Cavage, Granado e Phebo. Entre as internacionais estão as colombianas Pepa Pombo e Bendita Seas, as inglesas Swear e Hudson, a canadense Native, a francesa Boris Bidjan Saberi e a espanhola Titi Borras, entre outras.