São Paulo – A Air Arabia, de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, maior empresa aérea de baixo custo do Oriente Médio, teve um lucro líquido de 90 milhões de dirhans (US$ 24,5 milhões) no segundo trimestre, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são do jornal Kuwait Times.
Apesar do aumento, o lucro no segundo trimestre ficou abaixo das estimativas feitas por analistas, que previam algo entre 100 milhões de dirhans (US$ 27,2 milhões) e 151 milhões de dirhans (US$ 41,1 milhões), de acordo com pesquisa realizada em julho pela agência de notícias Reuters.
No acumulado do primeiro semestre, os ganhos foram de 193 milhões de dirhans (US$ 53,5 milhões), um crescimento de 21% sobre os primeiros seis meses de 2008, segundo a empresa. A companhia transportou 1,95 milhão de passageiros de janeiro a junho, 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.
"O próximo período continuará difícil para o setor de aviação e manteremos nosso foco em eficiência no custo operacional", disse o CEO da Air Arabia, Adel Ali, segundo o Kuwait Times.
No segundo trimestre deste ano, a empresa inaugurou uma joint-venture chamada Air Arabia Maroc, em parceria com a Regional Air Lines, maior linha aérea privada do Marrocos, para voar a partir de Casablanca. As informações são do site da companhia de Sharjah.
A Air Arabia, que também voa a partir do Nepal, segundo o Kuwait Times, pretende criar ainda outro “hub” num ponto intermediário entre Casablanca e Sharjah. As principais concorrentes da empresa são a Jazeera Airways, do Kuwait, a Etihad, de Abu Dhabi, e a recém inaugurada FlyDubai, de Dubai.
No dia 06 de agosto, o banco de investimentos Goldman Sachs sugeriu a compra de ações da Air Arabia, declarando que a empresa deve se beneficiar com o crescimento do tráfego aéreo da região.
*Tradução de Mark Ament