Murilo Ramos, da Agência Brasil
Cairo (Egito) – Depois de visitar Síria, Líbano, e Emirados Árabes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou esta manhã no Egito, uma hora depois da horário previsto. O presidente brasileiro encontrou-se reservadamente com o presidente egípcio, Hosni Mubarak. Em pronunciamento, ambos disseram esperar maior relacionamento político, econômico e cultural entre os países.
Lula afirmou ainda que tinha uma alegria especial em estar no Egito – berço da civilização humana – e lembrou que desde D.Pedro II nunca um presidente brasileiro havia visitado o país. Ele acrescentou que acredita no relacionamento humano, aperto de mão e olho no olho para aprimorar as relações.
O presidente também ressaltou que acredita numa integração mais forte nos próximos quatro anos do que nos últimos 20 anos. “Queremos oferecer mais produtos e também receber mais produtos egípcios”, reforçou.
Mubarak disse que espera que o Brasil e o Egito estreitem os laços e que a balança comercial bilateral se equilibre. Disse também que o intercâmbio em campos como cultura e educação se aprofunde.
Diplomacia
O Egito é o país de maior peso político entre as nações árabes. Lula disse que os dois países têm muitos pontos em comum, tais como concordância em como resolver os conflitos do Oriente Médio, bem como a situação do Iraque, país ocupado pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos. “O Brasil está disposto a ajudar a alcançar a paz no Oriente Médio”, declarou.
Lula afirmou ainda que Mubarak é um homem preocupado com a paz no mundo a fim de resolver conflitos e antenado no desenvolvimento social.
O presidente egípcio recusou-se a responder uma questão de um jornalista brasileiro sobre a confluência de interesses entre Brasil e Egito em áreas como Organização Mundial do Comércio e Conselho de Seguranca das Organizações das Nações Unidas (ONU). Respondeu a uma questão de jornalistas egípcios e quando questionado se poderia atender a outra pergunta brasileira, disse: "Sem mais questões".
Lula e as pirâmides
O presidente brasileiro visitará, nesta tarde, as pirâmides de Giza, entre elas a de Queops. Também se reúne com representantes da comunidade brasileira no Egito e com o ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina.