São Paulo – Após tomar posse pela terceira vez neste domingo, primeiro dia de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representavam a diversidade do povo brasileiro. A posse teve recorde de visitas de delegações estrangeiras. Foram mais de 65, incluindo seis representantes de países árabes.
Lula é o único presidente eleito por três vezes em uma democracia. “Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, disse ele em seu discurso no Parlatório para os milhares de brasileiros que foram a Brasília.
Após a posse, o presidente do Brasil recebeu o cumprimento de chefes de Estado e de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais em mais de 65 delegações que foram a Brasília. Somados ainda embaixadores e corpos diplomáticos, 125 países estiveram representados.
Compareceram o rei da Espanha, Felipe VI, e presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Honduras, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste e Uruguai. Os primeiros-ministros de São Vicente e Granadinas, e de Mali também participaram, bem como a primeira-dama do México.
Outros representantes de países como o Peru, Ucrânia, Azerbaijão, Lesoto, Rússia, República Dominicana, Moçambique, Jamaica, Guiné Equatorial, Sérvia, Venezuela, Turquia, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões, São Tomé e Príncipe, União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Quênia, França, Singapura, e Camboja, entre outros, cumprimentaram o presidente.
Dois ex-presidentes do Uruguai também foram cumprimentar Lula, Julio María Sanguinetti (1995-2000) e José Pepe Mujica (2010-2015). Ambos acompanharam o presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou no cumprimento formal ao novo presidente do Brasil. O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, também esteve na solenidade para cumprimentar Lula.
Estiveram a todo o momento ao lado do presidente a primeira-dama, Janja Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e sua esposa, Lu Alckmin.
Visitas árabes
Dos países árabes, foram o primeiro-ministro do Marrocos, Aziz Akhannouch; o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal Bin Farhan Al-Saud; o ministro de Estado do Catar, Fahad bin Faisal Al-Thani; a ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Reem Al Hashimy; o presidente da Assembleia Nacional Popular da Argélia, Ibrahim Boughali; e o ministro de Relações Exteriores da Palestina, Riad Malki.
Representando seus países em Brasília, estiveram presentes os embaixadores do Kuwait, Nasser Almotairi; do Egito, Wael Aboulmagd; do Bahrein, Bader Alhelaibi; da Jordânia, Maen Masadeh; de Omã, Talal Alrahbi e da Síria, a embaixadora Rania Alhaj Ali, além do embaixador da Liga dos Estados Árabes, Qais Shqair, e de representantes diplomáticos do Líbano, Mauritânia, Líbia e Sudão.
O embaixador Fernando Igreja, que representou o Brasil nos Emirados Árabes Unidos até meados de 2022, foi o chefe do cerimonial da posse presidencial.
*Com informações da Agência Brasil.