São Paulo – Em sua viagem à África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (16) de reuniões com líderes do continente e do encontro “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP-28”, na capital, Adis Abeba (na foto acima, Lula com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed).
A Declaração de Nairóbi (capital do Quênia) é resultado da Cúpula Climática da África, realizada em setembro de 2023, e representa a posição do continente sobre o financiamento do uso sustentável dos recursos naturais. O objetivo do encontro foi discutir sobre este financiamento, assim como políticas e soluções que serão colocadas em prática para que a agricultura dos países africanos suporte as mudanças climáticas.
O evento foi preparado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) com apoio do governo de Uganda. Dele participaram os presidentes e chefes de estado de Angola, Brasil, Djibuti, Comores, Moçambique, Quênia e Uganda, da Cúpula da União Africana, da própria FAO e outras agências do sistema das Nações Unidas e representantes da sociedade civil local.
A programação da sexta-feira contemplou, também, uma cerimônia de oferenda floral em homenagem aos heróis caídos na Batalha de Adwa, seguida por visita de Lula ao Memorial de Adwa. Lula foi recebido pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.
No sábado (17), Lula participa, como convidado, da 37ª Sessão Ordinária da Cúpula da União Africana. Deverão também estar presentes neste evento o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. De acordo com informações do Palácio do Planalto, está confirmado para este sábado um encontro de Lula com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh.
A viagem de Lula ao continente africano começou na quarta-feira (14) pelo Egito, onde Lula ficou até a quinta-feira (15) e foi recebido pelo presidente Abdel Fattah El-Sisi. Do Egito, o presidente brasileiro seguiu para a Etiópia. Acompanham Lula a primeira-dama, Janja da Silva, e as ministras e ministros da Igualdade Racial, Anielle Franco; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Direitos Humanos, Silvio Almeida; Relações Exteriores, Mauro Vieira; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho; e assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial, Audo Faleiro.