São Paulo – O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva irá visitar os países árabes ainda neste ano. De acordo com informações do Instituto Lula, ele irá para o Egito em novembro e deverá aproveitar esta viagem para passar por outros países do Norte da África e do Oriente Médio. A agenda do ex-presidente brasileiro pela região e os países que ele irá visitar ainda não estão definidos.
Lula se reuniu com o presidente do Egito, Mohamed Morsi, na última quarta-feira (08) durante uma visita que o líder egípcio fez ao Brasil. Lula e Morsi falaram sobre a necessidade de ampliar as relações comerciais entre o Brasil e o Egito e de organizar um encontro para estimular parcerias entre empresários dos dois países.
Durante a conversa eles também discutiram a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas para incluir representantes da África e da América Latina e a experiência brasileira na implantação de programas sociais de combate à pobreza.
No encontro que teve com Morsi, Lula convidou o líder egípcio a participar do seminário “Novos enfoques unificados para acabar com a fome na África”, do qual ele é um dos organizadores e que será realizado entre 30 de junho e 1º de julho em Adis Abeba, na Etiópia.
Desde que deixou o governo, Lula já visitou o Catar em duas ocasiões. Em 2011 ele iria ao Egito e à Tunísia, mas cancelou os encontros e afirmou que deveria ir aos dois países após as eleições para escolher novos governos. Na Tunísia, Moncef Marzouki foi eleito em novembro de 2011. Morsi foi escolhido presidente do Egito em julho do ano passado.
No primeiro ano de seu governo (2003-2010), Lula visitou a região e passou, entre outros, por Emirados Árabes Unidos e Líbano. Foi durante o mandato de Lula que as relações diplomáticas e econômicas entre o Brasil e os países da região se intensificaram.