Da redação
São Paulo – A posse do presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas, como novo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) está marcada para ocorrer na quarta-feira (12). De acordo com informações do site árabe de notícias Albawaba.com, ele vai prestar juramento em uma seção do Parlamento Palestino. Abbas assume o cargo no lugar de Yasser Arafat, morto em novembro, a quem já havia sucedido no comando da OLP.
Abbas, que já ocupou o cargo de primeiro-ministro, venceu as eleições realizadas ontem (09) nos territórios palestinos. Segundo a agência de notícias palestinas Wafa, ele foi declarado oficialmente vencedor hoje pelo presidente Comissão Central Eleitoral, Hanna Nasser.
De acordo com Nasser, 775.146 eleitores votaram no pleito de ontem, sendo que Abbas, candidato do movimento Fatah, teve 483.039 votos, ou 62,32% do total. Em segundo lugar ficou o candidato independente Mustafa al-Barghouti, com 153.516 votos, ou 19,8%. Em seguida ficaram Tayssir Khaled, da Frente Popular para a Libertação da Palestina, com 3,5%; Bassam al-Salhi, do Partido Popular palestino, com 2,69%; Abdul Halim al-Ashqar, independente, com 2,68%; Al-Sayed Baraka, candidato independente, com 1,27%; e Abdul Kareen Shbeir, também independente, com 0,76%.

