São Paulo – O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, esteve na Tunísia este mês para reuniões com autoridades e representantes do setor privado do país. Ele discutiu a realização de atividades em conjunto entre a Câmara Árabe e instituições tunisianas em 2019.
Uma das ações já confirmadas é a participação de empresários tunisianos na Apas Show, feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que será realizada de 06 a 09 de maio, em São Paulo, em pavilhão organizado pela Câmara Árabe. Empresas da nação árabe participaram das últimas edições da mostra.
Hannun tratou também da possibilidade de organização de uma Semana Brasileira na Tunísia, com atividades comerciais e culturais, as últimas em colaboração com instituições tunisianas como o Museu do Bardo (foto acima) – que reúne obras de arte da Antiguidade – e a Cidade da Cultura, um centro cultural inaugurado recentemente em Túnis.
Outros temas discutidos pelo presidente da Câmara Árabe foram o plano de trabalho do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia para 2019, a negociação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o país do Norte da África, já iniciada, e o acordo assinado recentemente pela Câmara Árabe com a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria do Mediterrâneo (Ascame).
Hannun se encontrou com o secretário de Estado de Relações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, o ex-embaixador no Brasil Sabri Bachtobji; o secretário de Estado de Diplomacia Econômica da mesma pasta, Hatem Feriani, que participou em abril deste ano do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, promovido pela Câmara Árabe em São Paulo; o presidente da Agência Tunisiana de Investimentos (Fipa), Khelil Laabidi; o diretor-geral da Agência de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex), Mohamed Lassaad Labidi; a diplomata Nada Ben Naceur; a embaixadora do Brasil em Túnis, Márcia Maro da Silva; o presidente do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia pelo lado tunisiano, o também ex-embaixador no Brasil Hassine Bouzid; e o diretor da União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica), Slim Ghorbel.
Vale lembrar que a Câmara Árabe tem acordos de cooperação com a Fipa, Cepex e Utica para realização de eventos conjuntos e intercâmbio de informações.
O presidente da Câmara Árabe ainda participou de uma conferência organizada pelo Ministério das Relações Exteriores e foi recebido pelo titular da pasta, Khemaies Jhinaoui. Ele recebeu do ministro uma condecoração em agradecimento à sua atuação como cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, cargo do qual Hannun se licenciou quando assumiu a presidência da Câmara Árabe. A comenda foi conferida pelo presidente do país árabe, Béji Caid Essebisi.