São Paulo – O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour (foto), deu palestra sobre “Relações comerciais: o setor de calçados no comércio entre Brasil e países árabes” nesta quarta-feira (02) no Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), no interior de São Paulo.
O evento contou com a presença de trinta representantes de empresas do setor calçadista. Mansour falou sobre as oportunidades de negócios no mundo árabe e informou os serviços que a associação à Câmara Árabe oferece. O município de Birigui é considerado o polo do calçado infantil no Brasil.
“Falamos sobre o mercado de calçados para os países árabes e como a Câmara Árabe pode ajudar essas empresas a colocar seus produtos nas vitrines do mundo árabe. Nós oferecemos consultorias personalizadas para facilitar todo o processo de internacionalização para quem quer exportar para os árabes”, informou Mansour.
“O Sinbi vai expor calçados no próximo Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, em abril do ano que vem, e a Câmara tem planos de montar um showroom, com exposição temporária de calçados e outros produtos, a princípio nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita”, completou.
O executivo de vendas da Câmara Árabe, Alberto Salgueiro, conversou com as empresas após a palestra e contou que muitas delas demonstraram interesse em se associar.
Os embarques de calçados brasileiros aos países árabes totalizaram US$ 23,3 milhões de janeiro a agosto, um crescimento de 35,5% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara Árabe.