São Paulo – Com o objetivo de tornar mais dinâmica a comunicação com a comunidade brasileira residente no Líbano, o consulado-geral do Brasil em Beirute criou uma página própria no site de relacionamentos Facebook.
A página irá tratar de assuntos de interesse da comunidade expatriada, enquanto dados sobre concessões de vistos, passaportes e outras atividades consulares continuarão a ser tratadas por meio da página oficial do órgão (www.cgbrasil.org).
Com menos de um mês de existência, a página já tem 235 membros, que são atualizados constantemente com informações que vão de eventos culturais a acontecimentos políticos e financeiros que afetam os brasileiros que vivem no Líbano.
"É mais um instrumento de comunicação com a comunidade e é uma ferramenta que tem se mostrado bastante útil", diz Luiz Eduardo Pedroso, cônsul-geral adjunto em Beirute, responsável pela página do órgão na rede social.
Entre as informações já divulgadas pelo canal estão a realização de um cineclube, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para brasileiros residentes no exterior e a realização de uma comemoração do Dia do Índio voltada para crianças. Informações sobre eleições e eventuais procedimentos de emergência também serão publicadas na página do Facebook.
De acordo com Pedroso, a página também poderá ser usada para divulgar o trabalho dos brasileiros residentes no Líbano. "Os profissionais brasileiros atuam nas mais diversas áreas possíveis. Seria um canal de divulgação do trabalho destes brasileiros para a comunidade", destaca.
Pedroso aposta na rapidez da ferramenta para melhorar a troca de informações com a comunidade. "O Facebook cria uma comunicação mais imediata e com mais informalidade", diz. Com cerca de 10 mil brasileiros residindo no Líbano, Pedroso acredita que o número de membros da página do consulado deverá crescer bastante. "Acho que podemos chegar a uns dois mil", afirma. Para fazer parte da comunidade do consulado no Facebook é só acessar o link http://www.facebook.com/CG.Beirute e clicar no botão "Curtir".