Dubai – Aromas árabes como oud, âmbar, almíscar e rosas são a base dos perfumes da linha Teeb Al Ghawali, do perfumista sírio Mohamed Lutfi. Baseado em Sharjah, nos Emirados Árabes, há 26 anos, o empresário conta com cinco marcas de perfumes e mais de 100 fragrâncias para todos os gostos, olfatos e bolsos. A linha Teeb Al Ghawali, segundo ele, é especial por remeter à cultura e ancestralidade árabe e à história dos primeiros perfumes e seus elementos. Esta é a linha que ele mais quer trazer ao Brasil. Recém-associado à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Lutfi busca um parceiro brasileiro para começar a vender no País e falou com a ANBA em seu escritório.
“Para entrar no mercado brasileiro, há duas maneiras, vender meu produto pronto ou desenvolver uma nova linha de fragrâncias. Estou aberto a todas as possibilidades, somos muito flexíveis. Se eu encontrar um parceiro no Brasil para trabalhar comigo, já estou feliz. Não preciso de muitos, se uma pessoa cobrir minha capacidade de venda com bons contatos e boas conexões, perfeito”, disse Lutfi.
Em 2015, Lutfi esteve no Brasil. “Fui a São Paulo e conheci o Rafael [Solimeo, atual chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai]. Andei pelas ruas, shoppings e grandes centros, e sei que o Brasil é um bom mercado para os meus perfumes”, disse.
As linhas mais luxuosas de seus perfumes vêm em caixas de madeira e couro, que aumentam o valor agregado do produto final. Cada frasco de 100 ml dos perfumes da linha Teeb Al Ghawali, por exemplo, custa 695 dirhams, cerca de R$ 839. “Eu não vendo água, vendo perfumes, e eles têm longa duração”, afirmou Lutfi. Criada em 2018, essa linha, segundo ele, contém óleo de fragrância natural, ou seja, é um produto de maior qualidade e mais caro de fazer, e que inclusive dá menos lucro. “Mas é o que eu tenho mais orgulho, essa é minha marca, é o que eu fiz, fui pesquisar na rua, nos livros, fui estudar a história dos perfumes árabes”, explicou. Para ele, é preciso encontrar uma história por trás dos perfumes para se destacar no mercado.
A ANBA esteve em seu escritório, em Sharjah, onde Lutfi abriga mais de 10 mil frascos de perfumes em caixas. As demais marcas de Lutfi são as mais acessíveis: Montes, MLP, Bleu Blanc e Love Story. Esse último tem preço final de 150 dirhams, cerca de R$ 180. No atacado, ele fica por 55 dirhams, cerca de R$ 66 pela cotação atual.
Nos últimos três anos, Lutfi vem se dedicando mais à exportação de seus produtos, e visa mercados como França, Alemanha, Espanha, Rússia e Brasil. Segundo ele, o álcool e os óleos de fragrância de todos os seus perfumes vêm da França. Três anos atrás, Lutfi vendeu cerca de cinco mil frascos. Ele não quis falar sobre as vendas dos últimos dois anos, que segundo ele, não foram muito bons para o mercado de perfumes nos Emirados.
Lutfi é formado em engenharia mecânica e atuou na área por alguns anos, até se dedicar ao ofício de sua família. Seu avô materno era perfumista, e seu irmão e seus primos também seguiram o negócio familiar. Eles mantiveram a fabricação em Aleppo até 2011, quando a produção de perfumes teve de ser interrompida por conta da guerra que assolou a Síria. Então Lutfi montou a fábrica para finalizar seus perfumes em Sharjah, onde já vivia. “Eu não vendo somente perfumes, eu vendo ideias, isso é muito importante”, concluiu o perfumista.
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Mohamed Lutfi
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mohnabhanl@yahoo.com
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