São Paulo – O empresário Marcelo Sallum assumiu nesta quinta-feira (22) a presidência do Conselho Superior de Administração da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Sallum, que foi presidente da Câmara Árabe entre 2013 e 2016, tomou posse no lugar de Walid Yazigi, que se despediu do cargo que ocupava desde 2009.
Sallum terá ao lado o empresário Antonio Sarkis Jr., como vice-presidente, e o advogado Fabio Kadi, como secretário. “Estamos plenamente conscientes que não será tarefa fácil substituir o nosso querido amigo Dr. Walid e certamente nunca conseguiremos substituí-lo”, disse Sallum durante reunião de troca de gestão. O conselho tem papel de orientar e se debruçar sobre assuntos estratégicos da Câmara Árabe.
Engenheiro e empresário da construção, Yazigi é um dos nomes de referência da Câmara Árabe e atuou ativamente na construção da instituição e de sua reputação. Ele participa da Câmara Árabe desde 1966, foi presidente da entidade e ocupou a presidência do Conselho Superior de Administração em oportunidade anterior. O pai de Walid, José Yazigi, foi um dos fundadores da instituição.
Ao assumir o conselho, Sallum lembrou a trajetória da Câmara Árabe, desde o nascimento na década de 1950 e a primeira sede, emprestada pela Mineração Geral do Brasil, até a sede atual, inaugurada em 2017 e comprada no mandato de Sallum, e a abertura do escritório internacional de Dubai, no começo de 2019.
“Foram 69 anos de muito trabalho, enormes desafios e notáveis resultados alcançados”, disse Sallum, lembrando que o fruto disso foi o reconhecimento internacional da instituição como um veículo de acesso de empresas brasileiras ao mercado árabe e de empresas árabes ao mercado brasileiro.
Na reunião também houve a posse da nova presidência da Câmara Árabe, que foi assumida pelo diplomata Osmar Chohfi. O empresário do setor de pesquisas, Rubens Hannun, deixou o cargo após dois mandatos, em um total de quatro anos de liderança. Chohfi era vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe desde 2015 e ingressou na entidade a convite de Marcelo Sallum.
“Não posso deixar de registrar nossa gratidão por receber esse desafio. Tenho certeza que a Câmara está em excelentes mãos”, disse Sallum, agradecendo também o trabalho prestado por Hannun. O vice-presidente do conselho, Sarkis, também saudou Chohfi e agradeceu a gestão de Hannun, ressaltando que as adversidades do período foram superadas com “magnitude, tranquilidade e inteligência”.
Walid Yazigi recebeu uma placa de homenagem das demais lideranças da entidade e teve o anúncio do lançamento de um livro seu, “Presença Árabe no Brasil”, no qual aborda a presença da comunidade árabe no Brasil e traz dados da pesquisa sobre o tema feita pela H2R Pesquisas Avançadas e o Ibope Inteligência a pedido da Câmara Árabe. A pesquisa mostrou que há 11,6 milhões de árabes e descendentes no Brasil. Autoridades como o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, o embaixador da Palestina Ibrahim Alzeben, participaram da posse.
Leia outras reportagens sobre o evento:
Rubens Hannun se despede da presidência da Câmara Árabe