São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira divulgou nesta quinta-feira (28) seu calendário de atividades para 2016. Na agenda há feiras, projetos compradores, seminários, fóruns e missões empresariais ao Oriente Médio e Norte da África. O anúncio foi feito em evento na sede da entidade, em São Paulo, para uma plateia de empresários e executivos.
“Precisamos abrir e criar oportunidades para que os empresários brasileiros exportem. Ao mesmo tempo, nós precisamos encontrar oportunidades para que os árabes possam colocar aqui os seus produtos. É uma relação que precisa ser permanente”, destacou Marcelo Sallum, presidente da Câmara Árabe, na abertura do evento.
A divulgação do calendário ocorreu após palestra da economista Zeina Latif sobre as perspectivas da economia brasileira para 2016.
Sallum lembrou que é muito comum que os empresários brasileiros olhem para o mercado externo em momentos de crise e deixem de alimentar esse relacionamento quando a situação interna melhora.
“A gente sabe que, essas portas, uma vez abertas, precisam ser mantidas. O importador, o lado estrangeiro, quer um relacionamento recorrente. É muito importante que a gente abra essas portas e continue participando [de ações lá fora]”, destacou.
Como exemplo, o presidente da Câmara Árabe ressaltou a relevância da participação das empresas brasileiras nas feiras realizadas nos países árabes. “É muito importante participar das feiras, mostrando nossos produtos, levando pessoal preparado, levando material preferencialmente em árabe – se não for em árabe, que seja em inglês -, para poder realmente vender”, apontou.
Sallum lembrou que há diversas empresas brasileiras que servem como exemplos de sucesso nos países árabes. “Desde construtoras brasileiras que se instalaram lá, e eu não estou falando das grandes empreiteiras, estou falando de construtoras pequenas que identificaram oportunidades na construção em vários países do Golfo, como também empresas do setor de alimentos, que começam exportando e, hoje, têm escritórios de representação e filiais instaladas no mundo árabe”, disse.
O executivo destacou que o mercado árabe “é um mercado enorme”. “É um mercado que tem um relacionamento e um apreço muito grande com o Brasil e é um mercado que quer fazer negócio conosco”, concluiu.
Agenda
Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, fez a apresentação da agenda de atividades da entidade. Ele apontou que as ações internacionais já começaram com a participação da instituição na Feira Internacional de Cartum, no Sudão, iniciada em 25 de janeiro e que va até 01 de fevereiro.
O próximo evento no exterior é a Gulfood, principal feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece de 21 a 25 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes UNidos. No final do ano, a Câmara participa de outra feira em Dubai, a Big 5, do setor de construção, que vai de 21 a 24 de novembro. No Brasil, a entidade participa da feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), de 02 a 05 de maio.
A Câmara Árabe irá promover também uma série de palestras tanto em São Paulo quanto fora da cidade. Na capital paulista, a entidade realizará seu já tradicional ciclo de palestras mensais. Nos meses de abril, junho, agosto e setembro, a instituição pretende organizar "road shows" com palestras itinerantes sobre o mundo árabe. Em maio, acontece uma palestra especial com um renomado especialista em economia.
Em São Paulo, haverá ainda uma série de encontros com representantes dos países árabes, como o Seminário Empresarial Brasil-Omã, em 03 de fevereiro; os Dias Culturais do Kuwait, de 19 a 22 de fevereiro; e dois fóruns econômicos, um em parceria com Omã e outro com o Egito, no mês de abril.
A entidade planeja promover uma série de missões empresariais a países árabes. As viagens ocorrerão nos meses de fevereiro, maio, setembro e novembro e terão como destino Catar, Bahrein, Kuwait, Arábia Saudita, Omã, Jordânia, Argélia, Egito, Marrocos, Tunísia, Líbano e Líbia.
De 19 a 25 de março, a Câmara realiza a Semana Cultural Árabe, em Brasília, com uma exposição temática sobre ‘Tolerância Religiosa e Cultura Árabe’. O evento terá pinturas, fotos, livros, manuscritos, artesanato e outros itens sobre o assunto.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), serão organizadas também duas rodadas de negócios com importadores árabes, uma para a venda de alimentos e outra para a exportação de itens não alimentícios.
Em 2016, a entidade pretende promover ainda o primeiro "Seminário Anual Câmara Árabe", evento focado em negócios com a apresentação de casos de sucesso nas exportações aos países árabes.
Inteligência
Rubens Hannun, vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe, destacou o trabalho de pesquisa e relacionamento feito pela entidade para que esta agenda pudesse ser montada.
“Um dos atores fundamentais [para esse trabalho] é a unidade de Inteligência de Mercado, que é dividida em três setores: Norte da África, Levante e Golfo. Eles têm a responsabilidade de entender profundamente os negócios naqueles núcleos de países e identificar quais produtos brasileiros podem ser interessantes [nestes mercados]”, apontou.
O executivo acrescentou que para uma boa negociação com os árabes é preciso conhecer e respeitar seus hábitos.
Para mais informações e inscrições nos eventos promovidos pela Câmara Árabe, os interessados devem entrar em contato com Natalie Garcia, pelo telefone (11) 3147-4122 ou pelo e-mail ngarcia@ccab.org.br.