Da redação
São Paulo – A Marcopolo, indústria de ônibus, é uma das mais inovadoras empresas brasileiras do setor de transformação. No ranking Índice Brasil de Inovação (IBI), ela ficou na terceira colocação. O índice mede esforços e resultados em pesquisa e desenvolvimento das empresas a partir de dados declarados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IBI é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em conjunto com o Instituto Uniemp e a Universidade Estadual de Campinas. A entrega da premiação aconteceu ontem (24), no VII Congreso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia da RICYT – Rede Ibero-americana de Ciência e Tecnologia.
A Marcopolo, que tem 57 anos de existência, desenvolve carrocerias modernas e seguras para ônibus e tem condições de atender pedidos personalizados como, por exemplo, o ônibus modelo Andare Class, de teto removível, produzido para levar peregrinos até Meca e Medina.
A empresa vem participando ativamente do projeto do primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio, que utiliza pilhas de hidrogênio para alimentar um motor elétrico e que será utilizado na cidade de São Paulo. Outros projetos inovadores relacionados a combustíveis alternativos também fazem parte do foco da empresa.