Maghreb Arabe Presse*
Rabat – O governo do Marrocos vai criar um centro de mediação de disputas comerciais. O acordo para criação do órgão foi assinado esta semana entre o Ministério da Justiça do país e a International Finance Corporation (IFC), que é o braço privado do Banco Mundial.
A intenção é que a instituição seja um sistema de mediação de disputas alternativo para o setor privado. O plano é reduzir a demora e os valores gastos com processos em tribunais, tirando pequenas e médias empresas de processos litigiosos e também ajudando a liberar os ativos de empresas envolvidas em disputas legais, freqüentemente embargados pela Justiça.
A IFC vai financiar a criação de um centro piloto, que fornecerá assistência técnica e promoverá a mediação como forma de solução de disputas comerciais. A instituição vai auxiliar também na criação de programas de treinamento e sensibilização, mecanismos para mediação e também no desenvolvimento de currículos universitários com foco no assunto.
A IFC é uma organização com capital de US$ 2,4 bilhões fornecido pelos seus 179 países membros, segundo informa a página de internet da instituição. Todas as nações que participam do órgão são integrantes do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), também conhecido com o Banco Mundial.
Os principais objetivos da instituição são fornecer consultoria sobre empreendedorismo, acesso a capitais, sustentabilidade ambiental e social, infra-estrutura e como agregar valor às empresas.
A organização oferece também uma série de produtos e serviços financeiros para empresas do setor privado em países em desenvolvimento. Fornece ainda financiamento dirigido para projetos específicos. No geral, o auxílio é dado a empresas privadas ou que tenham a maior parte de seu capital nas mãos de acionistas privados.
*Tradução de Mark Ament