Isaura Daniel
São Paulo – O Brasil e o Marrocos devem ser dois dos destinos mais procurados por turistas internacionais neste ano. Os dois foram apontados, entre outros nove países, pelo jornal Miami Herald, dos Estados Unidos, como melhores destinos para viagens em 2007. O país árabe está em terceiro lugar na pesquisa e o Brasil em quinto. A matéria está baseada em um ranking feito pelos jornalistas que elaboram os guias da Lonely Planet, editora líder mundial em publicações sobre destinos turísticos.
Os jornalistas da Lonely apontam como o ponto mais quente a ser visitado durante este ano a China. Em segundo lugar vêm os Estados Unidos. O quarto é a Argentina. Também integram a lista a Turquia, em sexto, a Nicarágua, em sétimo, a Espanha, em oitavo lugar, e a Grécia, em nono. México e Índia estão em décimo lugar, empatados.
As razões pelas quais os jornalistas do Lonely Planet indicam a viagem ao Marrocos neste ano são as paisagens cênicas e as cidades exóticas como Marrakech e Fez. Eles vêem no país árabe a possibilidade de combinar conhecimento histórico e cultural com atividades de aventura e praia. Conta pontos a favor do país as facilidades de chegar lá por meio da Espanha. O Marrocos pretende receber 10 milhões de turistas por ano em 2010. No ano passado, entre janeiro e novembro, o país recebeu 5,87 milhões de turistas.
Para viagens ao Brasil, os jornalistas destacam como atrativo a diversidade natural e cultural. A matéria publicada no jornal Miami Herald também afirma que o turismo está "levantando vôo" no país com, por exemplo, a abertura de bons hotéis-butiques, hotéis que também comportam lojas finas. O Hotel Fasano, do Rio de Janeiro, projetado pelo designer francês Philippe Starck, é citado. A matéria lembra da boa gastronomia de São Paulo e o Rio de Janeiro, o carnaval e os Jogos Pan-Americanos, que vão ocorrer no Rio este ano.
No Brasil
O Brasil está fazendo um esforço para atrair um número maior de turistas internacionais. Neste ano, de acordo com anúncio feito pelo Ministério do Turismo no final de 2006, o governo vai investir US$ 120 milhões para promover o Brasil como destino turístico no exterior. O volume deve passar para US$ 150 milhões em 2008 e US$ 200 milhões em 2009. O ano de 2006 já foi um ano de recordes para o turismo nacional. Entre janeiro e novembro, os estrangeiros deixaram US$ 3,9 bilhões no país, valor 1,42% maior do que o montante deixado em todo o ano anterior, de 2005.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), continuará sendo implementado neste ano, pelo país, o Plano Aquarela, de promoção do turismo brasileiro no exterior. O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Turismo por meio da Embratur, tem por objetivo fazer ações de promoção do turismo brasileiro em 18 países na América do Sul, América do Norte e Europa. O plano será atualizado com ações mais adequadas ao perfil de cada país.
Os países árabes não fazem parte do plano, mas também serão foco das ações do Ministério do Turismo neste ano. O Brasil terá, por exemplo, um estande na Arabian Travel Market, que ocorrerá de 01 a 04 de maio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A mostra é focada em negócios de turismo. Esse não será o primeiro ano que o Brasil participa da feira.