Marrocos melhora condições de crédito para apoiar população

Banco Central adotou conjunto de medidas para que pessoas e empresas tenham melhor acesso ao crédito e ao refinanciamento durante a crise do coronavírus.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O Banco Central do Marrocos (Bank Al-Maghrib) adotou um conjunto de políticas monetárias e medidas preventivas para apoiar o acesso ao crédito nas instituições financeiras locais por parte das famílias marroquinas e das empresas estabelecidas no país, em função dos impactos do enfrentamento do coronavírus na economia local.

A informação foi publicada na agência de notícias oficial do país árabe, a Maghreb Arabe Presse (MAP), neste terça-feira (31). A medida permitirá que os bancos marroquinos usem todas as ferramentas de refinanciamento disponíveis e que o prazo dos empréstimos concedidos seja significativamente alongado.

Com o conjunto de medidas, o Banco Central também fortalece o programa de refinanciamento para pequenas e médias empresas, oferecendo empréstimos para investimentos e operações, entre outros, e permitindo uma frequência maior de refinanciamento. A instituição também prometeu apoiar os bancos.

“O Bank Al-Maghrib também está tomando medidas para apoiar os bancos em termos prudenciais, na cobertura de liquidez, capital e provisão de empréstimos requisitados, com o objetivo de fortalecer a capacidade dessas instituições de apoiar famílias e empresas nessas circunstâncias excepcionais”, informou o Banco Central do Marrocos.

A instituição financeira afirmou que seguirá acompanhando de perto os impactos da crise da saúde na economia marroquina e no sistema financeiro nacional e, quando necessário, tomará medidas necessárias para superar os desafios.

Fadel Senna/AFP

Publicações relacionadas