Rabat – O Marrocos oferece aos países do Mercosul oportunidades significativas em função de seu desenvolvimento econômico e de sua localização estratégica como porta de entrada do continente africano, disse nesta terça-feira (16) a secretária de Estado do Ministério da Indústria, Investimento, Comércio e Economia Digital, Rkia Derham, segundo informações da agência de notícias Maghreb Arabe Presse (MAP).
A secretária responsável pela área de Comércio Exterior da pasta (dir. na foto acima) se reuniu com o presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o paraguaio Tomás Bittar Navarro (esq. na foto), que está em visita ao Marrocos. O país árabe e o bloco sul-americano negociam um acordo de livre comércio. De acordo com a MAP, Derham afirmou que o Marrocos está empenhado no desenvolvimento de uma nova parceria econômica com o grupo que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está temporariamente suspensa do Mercosul, e a Bolívia, em processo de adesão.
Ela acrescentou que o Marrocos busca diversificar seus parceiros econômicos e o Mercosul oferece acesso a vários países sul-americanos. O bloco mantém acordos de associação com o Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
“É apenas uma questão de tempo até termos um acordo equitativo e generoso entre o Marrocos e os países do Mercosul”, declarou Navarro, segundo a MAP. A Câmara dos Representantes do Marrocos e o Parlasul assinaram na segunda-feira (15) um memorando de entendimentos para reforçar a cooperação mútua. A sede do Parlasul fica em Montevideo, no Uruguai.