São Paulo – O ministro do Equipamento e da Água do Marrocos, Nizar Baraka, apelou, nesta quarta-feira (22), para uma maior colaboração internacional em questões hídricas. Ele falou sobre o assunto em reunião ministerial do 10º Fórum Mundial da Água, que ocorre em Bali, na Indonésia, segundo a agência de notícias marroquina Maghreb Arabe Presse.
“A cooperação internacional em questões hídricas desempenhará um papel importante para dar à água o lugar que ela merece nas políticas públicas”, afirmou. O ministro falou que Marrocos está disposto a dividir a sua experiência na área com todos os países, citando estratégia adotada pelo governo marroquino que, segundo ele, ocasionou virada no setor. O Marrocos sofreu seis anos consecutivos de seca, desde 2018.
A política inclui diversificação do abastecimento, gestão da procura da água, campanha de sensibilização sobre a economia do recurso, melhoria da eficiência na distribuição de água e irrigação, recolhimento de águas pluviais, dessalinização, entre outras medidas. O ministro disse que a política hídrica está em linha com a visão do rei Hassan II, falecido, e foi consolidada e revigorada pelo atual rei, Mohammed VI.
Leia também:
Marrocos age para empregar pessoas com deficiência
Brasil negocia novas cotas e produtos com Marrocos
Marrocos teve o janeiro mais quente já registrado