Da redação*
São Paulo – O Marrocos pretende atrair cerca de dois milhões de turistas de cruzeiros marítimos por ano até 2015, segundo informa a agência de notícias Maghreb Arabe Presse (MAP). Para alcançar esta meta, o país vai executar medidas no curto, médio e longo prazo, de acordo com o ministro de Turismo, Artesanato e Economia Social, Adil Douiri.
No curto prazo, o Ministério do Turismo marroquino irá trabalhar com a Empresa de Administração Portuária e o Ministério de Equipamentos e Transportes para facilitar a entrada de turistas. A intenção é melhorar as condições de atracação de navios e a recepção a passageiros. Também será melhorada a qualidade dos serviços e a segurança. Além disso, há um plano para facilitar a obtenção de vistos para curtas estadias.
Sempre de acordo com a MAP, o porto de Tanger está de olho nos 3 milhões de turistas que atualmente cruzam o mar Mediterrâneo a cada ano e pretende alcançar um milhão de turistas na próxima década. Já o porto de Casablanca pretende atrair 400 mil turistas. No caso dos portos de Agadir e Safi, o plano é que recebam respectivamente 300 mil e 200 mil turistas por ano até 2015.
A médio e longo prazo serão feitos estudos de viabilidade para o recebimento de passageiros de cruzeiros marítimos chegando no portos de Laâyoune, Dakhla e Tan-Tan (no sul do país), e em Nador e Al Hoceima (no norte).
*Tradução de Mark Ament