São Paulo – Turismo, tecnologia, serviços, transição energética, agronegócio, defesa e segurança serão os principais temas do Fórum LIDE Brazil-Morocco, que será realizado em Marrakesh entre 8 e 11 de julho pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). De acordo com informações do LIDE, o encontro deverá promover o debate sobre o comércio entre os dois países, assim como investimentos e parcerias estratégicas.
Estão confirmadas, entre outras, as participações do ex-presidente do Brasil, Michel Temer (2016-2018), do primeiro vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (PL-TO), e de senadores e representantes do Ministério da Defesa e da Agricultura e Pecuária.
Do setor empresarial participarão o presidente do LIDE, João Doria Neto, o chairman e cofundador do grupo LIDE e ex-governador de São Paulo, João Doria, o presidente da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Sérgio Longen, o chairman do LIDE Marrocos, Mohamed Aujar, e o presidente do LIDE Marrocos, Hicham Essghir.
O lado marroquino será representado pela ministra do Turismo, Artesanato, Economia Social e Solidária, Fatim-Zahra Ammor, pelo ministro da Indústria e Comércio, Ryad Mezzour, pelo ministro do Investimento, Convergência e Avaliação de Políticas Públicas, Karim Zidane, e pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Rabat, Hassan Sakhi. Também estarão no fórum as empresas Tecnobank (setor financeiro), Ambipar (soluções ambientais), entre outras.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), em 2024 o Brasil exportou US$ 304,2 milhões, em queda de 23,2% em comparação com 2023, e importou US$ 655,7 milhões do Marrocos, em alta de 65,2% na mesma comparação. Os principais produtos exportados foram açúcares, animais vivos e milho, e os principais produtos importados foram fertilizantes.
Leia mais:
Brasil e Norte da África se aproximam nos negócios