Rabat – O Marrocos irá sediar em 2021 as assembleias anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), informou nesta terça-feira (24) o Ministério da Economia e Finanças do país. Será a segunda vez que um país africano recebe o evento desde 1973, de acordo com a agência de notícias marroquina Maghreb Arabe Presse (MAP).
As assembleias anuais do FMI e do Bird são realizadas por dois anos consecutivos em Washington, nos Estados Unidos, e um ano num outro país. Este ano, as reuniões vão ocorrer na Indonésia de 12 a 14 de outubro. As duas instituições realizam também encontros no primeiro semestre, que em 2018 ocorreram de 20 a 22 de abril, em Washington.
De acordo com a MAP, a escolha do Marrocos coincide com o aniversário de 60 anos da adesão do país às duas instituições, ocorrida em 1958.
A agência acrescentou que a designação confirma a confiança do FMI e do Bird na capacidade do Marrocos organizar eventos de envergadura mundial. Em 2016, o país sediou a COP22, conferência da ONU sobre o clima.
O ministério afirmou também que a escolha reflete o apoio das duas instituições às políticas econômicas e reformas estruturais promovidas pelo Marrocos. As assembleias serão realizadas na cidade de Marrakech (foto acima).
As reuniões anuais do Fundo e do Banco Mundial são o principal evento de discussão das finanças e da economia internacional, e contam com a participação de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos 189 países membros das instituições, além de representantes do setor privado, ONGs e acadêmicos.
O ministro da Economia e Finanças, Mohamed Boussaid, liderou nos dias 13 e 14 de março uma delegação marroquina que esteve em Washington para promover a candidatura do país. Segundo a MAP, inicialmente 13 países apresentaram candidaturas.