São Paulo – O Marrocos, país árabe do Norte da África, terá representante na 29ª Copa Gerdau de Tênis, a mais importante competição latino-americana juvenil do esporte, que acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, de 17 a 25 de março. Youssef Tamimount, 16 anos, vai disputar os jogos com representantes de 48 países.
Além do Marrocos e do próprio Brasil, nações como Alemanha, Argentina, Belarus, Cazaquistão, Chile, Croácia, Equador, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Japão, Rússia, Turquia, Uruguai, Suécia, Holanda, Canadá, Polônia, Porto Rico, Portugal, Romênia, Sérvia, Tailândia, Suriname e Venezuela participam. Os jogos ocorrem na Associação Leopoldina Juvenil e na Sogipa.
As disputas ocorrem nas categorias até 18 anos, até 16 anos, até 14 anos, até 12 anos e até 10 anos. Os jogos pela categoria 18 anos contam pontos para o ranking mundial e têm como favorito o brasileiro Thiago Monteiro. Ele o é segundo melhor classificado no ranking júnior internacional. O marroquino Tamimount, apesar de ter 16 anos, concorre na categoria até 18 anos. Ele é o número 23 no Marrocos e 1.580 no mundo.
Na categoria 18 anos feminino, a favorita é a paraguaia Montserrat Gonzalez, que é número oito no ranking mundial. Também jogam brasileiras que são destaque, como as paulistas Laura Pigossi, em 43º lugar no mundo, e Beatriz Haddad Maia, em 44º.
A Copa Gerdau de Tênis é organizada pela ProTenis Promoções Esportivas, empresa especializada em eventos esportivos, com patrocínio principal da siderúrgica Gerdau, além de apoios de outras empresas. Também estão envolvidas na competição a Federação Internacional de Tênis, Confederação Sul-americana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Gaúcha de Tênis e Correios, patrocinador oficial.