São Paulo – A companhia imobiliária Jabal Omar Development Company, da Arábia Saudita, fechou contratos com as redes hoteleiras Hilton, Marriott e Hyatt para operar uma série de estabelecimentos em um complexo hoteleiro em Meca, cidade islâmica sagrada. O projeto deverá receber US$ 5,5 bilhões em investimento, de acordo com a revista eletrônica Arabian Business.
As três operadoras deverão administrar um total de 37 empreendimentos, divididos em 12 propriedades diferentes. Os hotéis terão até 48 andares e capacidade total para 45 mil hóspedes.
A rede Hilton, dos Estados Unidos, deverá administrar seis propriedades e contratar 9 mil novos funcionários no país árabe nos próximos três ou quatro anos. O número de hotéis Hilton na cidade deverá triplicar, informa a Arabian Business.
“Não há dúvidas de que há potencial para crescermos ainda mais na Arábia Saudita”, disse Ian Carter, presidente de operações globais e desenvolvimento da Hilton Worldwide, segundo a revista. “Há interesse crescente por parte de proprietários, que vêm construindo hotéis para aproveitar ao máximo o mercado em expansão”, acrescentou.
A rede hoteleira norte-americana Marriott International deverá operar três hotéis como parte do projeto, aumentando para 11 o total de propriedades que opera na Arábia Saudita.
A também norte-americana Hyatt International deverá administrar três hotéis na cidade sagrada. Os estabelecimentos serão abertos nos próximos três anos.
Meca e Medina, as cidades sagradas sauditas, recebem milhões de turistas religiosos todo ano para as peregrinações do Hajj e Umrah. Até o final da década, o país deverá receber 14 milhões de peregrinos, gerando um mercado rentável para o setor hoteleiro.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum