Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O livro Saúde: entendendo as doenças, organizado e editado pelos médicos Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês, e Paulo Kauffman, do Hospital Israelita Albert Einsten, foi lançado ontem (13) à noite no Teatro Alfa, em São Paulo. "No livro transformei a linguagem médica numa linguagem palatável", afirmou Helito, que é clínico-geral.
De acordo com ele, o objetivo do livro é tornar os conhecimentos da medicina mais acessíveis para o público em geral. A obra, publicada pela editora Nobel, tem 720 páginas e contou com a colaboração de 140 médicos de mais de 30 especialidades diferentes. Como o próprio subtítulo do livro já diz, é uma enciclopédia médica da família.
Os dois médicos são amigos de longa data e tiveram a idéia de escrever o livro há quatro anos. "Encontrei meu irmão Salim no Hospital Sírio-Libanês e o convidei para escrever um livro. Mas por que eu escolhi o Salim? Porque ele consegue escrever numa linguagem acessível ao público em geral", afirmou Kauffman, que é angiologista e cirurgião vascular.
Essa união entre os dois médicos mostra que no Brasil as comunidades de origem árabe e judaica convivem de forma harmônica. Tanto isso é verdade que no lançamento do livro estavam presentes cerca de 1,5 mil pessoas das duas colônias. Todas se misturavam numa única fila para conseguir uma dedicatória dos médicos.
Em discurso, Salim disse ao público que a obra tem também um fundo social. "Não queremos fins econômicos para o nosso bolso. Nós abriremos mão de nossos direitos autorais", disse. O Instituto Oi Futuro, da empresa de telefonia Telemar, adquiriu 5 mil exemplares que vão ser distribuídos em postos de saúde e escolas de municípios carentes das regiões Norte e Nordeste e do Rio de Janeiro.
Salim também agradeceu todas as entidades que se engajaram e acreditaram no projeto, como a Sociedade de Amparo ao Idoso Mão Branca, de origem síria, o Projeto Abrace seu Bairro, do Hospital Sírio-Libanês, e a União Brasileiro-Israelita de Bem Estar Social (Unibes). Inclusive, elas também vão ser beneficiadas, pois a renda com os direitos autorais da obra será doada para elas.
A cerimônia de lançamento do livro contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o senador Romeu Tuma; o deputado federal Jorge de Faria Maluly; o superintendente do Hospital Sírio-Libanês, Maurício Ceschin; a vice-presidente da diretoria de senhoras do Hospital Sírio-Libanês, Silvia Suriani; o presidente da Câmara de Comércio de Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr, entre outros convidados.
O lançamento da obra foi marcado pela apresentação da Orquestra Filarmônica dos Médicos do Hospital Albert Einstein regida pelo maestro Nasari Campos.
Serviço
Livro: Saúde: entendendo as doenças
Editora: Nobel
Páginas: 720
Preço: R$ 140