São Paulo – Os músicos brasileiros Sergio Mendes e Tania Maria vão participar da 8ª edição do festival Ritmos do Mundo, entre os dias 15 e 23 de maio, em Rabat, no Marrocos. Sergio Mendes, de Niterói, Rio de Janeiro, músico e compositor famoso pelo estilo bossa nova, trilhou grande parte da sua carreira, e do seu sucesso também, fora do Brasil. Tania Maria, nascida em São Luiz, no Maranhão, é atriz, cantora, compositora e pianista, e se tornou conhecida por mesclar ritmos como samba e pop ao jazz.
Os dois brasileiros vão participar do festival na cidade marroquina juntamente com artistas de cerca de 40 países, segundo informações divulgadas na agência de notícias Maghreb Arabe Presse (MAP), do Marrocos. Eles estarão entre estrelas internacionais como o norte-americano Stevie Wonder, o italiano Ennio Morricone e a australiana Kylie Minogue, além dos árabes Hussein El Jasmi, Kadhim Saher, Samira Saïd.
No ano passado, segundo a associação organizadora do evento, a Maroc-Cultures, o festival recebeu 1,2 milhão de pessoas. Neste ano, para incentivar a criação artística, o Ritmos do Mundo fará um concurso para revelar novos e jovens talentos da música. Também haverá uma exposição de artes plásticas, chamada Travessias, com artistas árabes contemporâneos do Marrocos, Iraque, Palestina, Tunísia, Líbano, Egito e Bahrein.
O músico Sergio Mendes, apesar de representar o Brasil no festival, mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, desde a metade da década de 60. Ele ainda residia no país, porém, quando a Bossa Nova começou a nascer e foi um dos primeiros brasileiros a compor e cantar dentro deste estilo, ao lado de Tom Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes. Mendes gravou quatro canções de Jobim, entre elas Água de Beber e Águas de Março.
No último disco do brasileiro, "Encanto", lançado em 2008, Sergio Mendes canta em vários idiomas, como português, inglês e espanhol. A canção Acode, por exemplo, tem participação da cantora brasileira Vanessa da Mata, e Odo-Ya, do músico e cantor baiano Carlinhos Brown. Mendes tem o estilo bem brasileiro, com mistura de ritmos populares rápidos, tais como o baiano, até a calmaria da bossa. O próprio Mendes define, em seu site, "Encanto" como um disco com a sensibilidade da música brasileira.
A brasileira Tania Maria, que também se apresentará no festival do Marrocos. Tania canta em inglês e português, e apesar de misturar vários ritmos, seu ponto forte é mesmo o jazz. Assim como Mendes, Tania acabou encontrando forte popularidade fora do Brasil. Ela é pianista desde os seus sete anos e começou a cantar na banda de seu pai ainda adolescente. A cantora lançou seu primeiro disco em 1971 e passou a fazer sucesso na França, na mesma década. Ela é presença certa nos principais festivais de jazz do mundo.