São Paulo – A indústria brasileira de calçados diminuiu suas exportações para os países árabes nos sete primeiros meses deste ano. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) mostram que o Brasil teve receita 25,5% menor com vendas de calçados para os Emirados de janeiro a julho deste ano sobre iguais meses do ano passado e 31,1% menor com as exportações para a Arábia Saudita no mesmo período e comparação.
A receita com a comercialização de sapatos para os Emirados foi de US$ 10,8 milhões e o faturamento obtido com as vendas aos sauditas foi de US$ 10,3 milhões. Em quantidade, os dois mercados também fizeram importações bem parecidas do produto nos sete primeiros meses do ano. Os Emirados compraram 1,17 milhão de pares e a Arábia Saudita adquiriu 1,18 milhão de pares, com quedas de 10% e 16%, respectivamente.
A queda no faturamento com exportação para a região foi maior do que a queda na quantidade comercializada porque o Brasil vendeu calçados com preços menores aos dois países árabes de janeiro a julho. Para os Emirados, a média de preço do par enviado foi de US$ 9,21, valor 17% inferior do que nos sete primeiros meses de 2015, e para os sauditas o preço médio do par de calçado vendido foi de US$ 8,72, valor 18% menor.
Os Emirados foram o 11º mercado do calçado brasileiro no exterior no acumulado do ano até julho. A Arábia Saudita foi o 12º. Os maiores importadores do produto foram Estados Unidos, seguidos de Argentina, França, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Chile, Reino Unido, Peru e Austrália. Depois dos dois países árabes, a lista dos 20 maiores destinos segue com Israel, Uruguai, Itália, Filipinas, Cuba, Rússia, Canadá e Panamá.
As exportações gerais do setor de calçados recuaram 2,6% em receita de janeiro a julho deste ano para US$ 530 milhões, segundo as informações da Abicalçados. Em quantidade, foram embarcados 66,5 milhões de pares e houve avanço de 1,5%. Em julho individualmente o Brasil faturou US$ 78,6 milhões com exportação de calçados, com queda de 2% sobre igual mês de 2015. O volume enviado foi 8,6 milhões de pares, recuo de 9,4%.