Cairo – O mercado egípcio de café cresce em média 15% a 20% por ano. A estimativa é de Sameh Ghanem, diretor de vendas da Abdel Maboud Coffee, marca da maior produtora de café no mercado egípcio. De acordo com ele, a demanda pelo produto aumentou muito no país nos últimos anos.
Na visão de Ghanem, isso tem feito o setor atraente para investimentos e desenvolvimento contínuo, além de incentivar a expansão da produção de café, a abertura de pontos de venda e a maior distribuição de máquinas de moagem, especialmente nas províncias egípcias do Cairo e de Gizé.
O executivo conta que o café foi a bebida principal dos egípcios no período otomano e que com a chegada da ocupação inglesa aos países africanos, entre eles ao Egito, o chá entrou no país com preço mais baixo que o café. O fato resultou na expansão do consumo de chá, tomando o lugar do café.
A busca pelo café, no entanto, vem avançando no país. A Abdel Maboud Coffee, operada pela empresa Al-Yemeni Cafe 1940, tem se concentrado nos últimos anos a atender as necessidades do mercado egípcio com suas variações e sabores, além de oferecer blends exclusivos que são seu diferencial.
A empresa é uma das maiores produtoras de café no Oriente Médio e tem fábrica que produz de acordo com as mais recentes tecnologias na área, atualizando e desenvolvendo constantemente as suas capacidades para atender às necessidades do consumidor egípcio, segundo Ghanem.
A empresa também exporta e planeja aumentar as vendas para os mercados do Golfo e dos Estados Unidos. Ghanem explicou que a Abdel Maboud Coffee é especializada em café turco, e começou a produção de outros tipos de café, como o árabe e expresso, para atender as necessidades dos dois mercados, o local e o de exportação.
Segundo o executivo, os grãos de café cru da empresa são importados de vários países produtores, entre eles o Brasil, o Iêmen e a Colômbia. Ghanem acredita que diversificar as origens do café ajuda a empresa a fazer o blend especial que diferencia os seus produtos dos demais que estão no mercado. Segundo ele, a empresa lançou recentemente novo produto, o café verde e o café arábico com cardamomo, muito procurados por causa de benefícios para a saúde.
A Abdel Maboud Coffee participou neste mês pela primeira vez da feira Cafex, no Cairo. Segundo Ghanem, a mostra foi muito boa, superou as expectativas e foi oportunidade para conhecer clientes e interessados no setor, de hotéis, restaurantes e cafeterias. Foram realizadas várias reuniões de negócios, o que deve contribuir para que a marca volte a expor na Cafex. O executivo sugere, porém, que a feira tenha um viés mais internacional.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari