São Paulo – O mercado de jogos online passa por um período de forte ascensão no mundo árabe, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Arab Advisors Group, consultoria em informática e telecomunicações com sede em Amã, na Jordânia. A empresa produziu um relatório sobre o tema e constatou que o número de games do gênero em idioma árabe saltou de apenas um em setembro de 2007 para 135 em novembro de 2011.
De acordo com a companhia, isso inclui 95 jogos de múltiplos jogadores com plataformas próprias e 40 baseados em redes sociais. O total de usuários de games em árabe no Facebook chegou a 2,89 milhões por mês no final do ano passado.
O levantamento informa, por exemplo, que o total de jogadores árabes do game de estratégia Travian, que tem o império romano como pano de fundo, atingiu o pico de um milhão em janeiro de 2009, o que na época correspondia a 20% do total de usuários do jogo no mundo. Já a versão árabe do Happy Farm, jogo baseado no Facebook, atingiu 1,9 milhão de jogadores em outubro de 2011.
“O aumento do tráfego nos portais de jogos e a popularidade dos games baseados em redes sociais está levando empresas internacionais a buscarem os usuários árabes e a investirem em jogos online em árabe”, afirmou o analista sênior do Arab Advisors Group e autor do relatório, Samer Abbas, segundo o comunicado da companhia.