São Paulo – A montadora Mercedes-Benz vai investir R$ 1,5 bilhão para ampliar a sua produção de caminhões, ônibus e componentes no Brasil, na planta de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. O dinheiro servirá para aumentar a capacidade da unidade, modernizar os processos fabris, melhorar a logística e o índice de nacionalização dos produtos.
A produção diária crescerá em 25%. De acordo com informações divulgadas pela companhia, a primeira etapa da expansão estará concluída no começo do ano que vem. Atualmente, a planta está trabalhando próxima à sua capacidade de produção. A medida tem por objetivo garantir a alta demanda por veículos no Brasil e exterior, segundo a Mercedes.
"O anúncio reafirma claramente nosso comprometimento com o país (Brasil)", disse o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Gero Herrmann. A planta de São Bernardo do Campo tem atualmente 12 mil funcionários e fará novas contratações a partir da expansão. O investimento de R$ 1,5 bilhão será feito nos próximos três anos.
A Mercedes-Benz é líder no mercado brasileiro de caminhões. De janeiro a julho deste ano a empresa comercializou 22.778 unidades, com 31% de participação no mercado. No ano passado a empresa também teve na liderança das vendas, com 31% de participação e 31.166 caminhões comercializados.
A companhia também é líder em vendas de ônibus no Brasil, com 9.211 unidades vendidas no acumulado do ano até julho e 50% do mercado nacional. Em 2007, o desempenho neste segmento foi 12.600 veículos comercializados, com 52% de participação. A Mercedes-Benz do Brasil tem seus produtos vendidos em mais de 50 países. Entre os principais mercados, no exterior, estão Argentina, Chile, Peru, Egito, Nigéria, África do Sul e Jordânia.