Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma cidade árabe, ou quase. Essa pelo menos é sensação se o visitante se mistura à vasta comunidade de origem majoritariamente libanesa, mas também palestina, que vive no município. O uso do idioma árabe, além do português, é corrente na colônia e não é nada difícil encontrar uma lanchonete que sirva shawarma e faláfel.
A presença da religião muçulmana é forte. Isso fica claro numa observação rápida do comércio da cidade, como, por exemplo, a rede de estacionamentos chamada Bismillah (“em nome de Deus”, em árabe).
Um dos principais marcos da comunidade é a mesquita Omar Ibn Al-Khattab, nome do segundo califa muçulmano, do século 07 d.C. O edifício foi inaugurado em 1983 e, segundo seus administradores, é hoje o terceiro destino turístico de Foz, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu e da usina hidrelétrica de Itaipu. São cerca de cinco mil visitantes por mês entre brasileiros e estrangeiros.
Segundo o presidente do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu (CCBI), entidade responsável pelo templo, Faisal Ismail, a construção foi uma iniciativa da comunidade, na época de cerca de 50 famílias, e foi viabilizada com doações privadas.
Hoje, de acordo com o dentista Ismail, paulista filho de libaneses, a colônia árabe de Foz conta com 22 mil pessoas, entre imigrantes e descendentes. O município tem 260 mil habitantes.
A promoção da mesquita como destino turístico é uma política do CCBI. Segundo ele, esse trabalho começou há três anos e teve apoio da Itaipu Binacional, que forneceu know-how na área. Uma recepcionista está à disposição para dar explicações aos visitantes, principalmente sobre a religião. A visita é gratuita e não é preciso marcar hora, a não ser no caso de grupos (veja informações abaixo).
A arquitetura é tradicional islâmica. O edifício tem a forma de um octógono com uma grande cúpula e dois minaretes de 31 metros cada. O interior é decorado com inscrições religiosas em caligrafia árabe, vitrais com arabescos e a sala de orações é recoberta por um grande tapete azul com figuras de arcos e colunas.
De acordo com Ismail, a visitação é incentivada para ampliar o conhecimento sobre o Islã e derrubar preconceitos. "E o resultado tem sido muito bom", destacou. Ele acrescentou que os visitantes têm geralmente mais de 30 anos, mas há muita procura também por escolas e estudantes universitários.
A estrutura para receber os turistas está sendo ampliada e está programada para 2013 a inauguração de um centro receptivo com auditório, salão de festas e biblioteca. No local, segundo Ismail, a ideia é divulgar não apenas a religião, mas também informações sobre os países árabes. O CCBI já oferece aulas e palestras sobre o Islã um curso de árabe básico.
Serviço:
Mesquita Omar Ibn Al-Khattab
Horários de visita: segunda a sexta das 9 às 11h30 das 14 às 17h30 e aos sábados somente pela manhã
Entrada gratuita
Endereço: Rua Meca, N°599, Jardim Central, CEP 85864-410, Foz do Iguaçu, PR, Brasil
Tel.: (45) 3573-1126
Site: www.islam.com.br