Da redação
São Paulo – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse estar otimista com relação aos avanços no destravamento das negociações agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Ele informou nesta terça-feira que está sendo preparado um documento pelo NG5 (grupo que reúne Estados Unidos, União Européia, Brasil, Austrália e Índia), cuja reunião ocorreu paralelamente à 11ª Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Comércio (Unctad).
Segundo ele, o documento reunirá argumentos no combate aos subsídios a exportações, apoio interno e acessos a mercado. A carta será concluída no fim do encontro e apresentada em reuniões da OMC, em Genebra.
O documento poderá beneficiar o agronegócio brasileiro, cujas potencialidades foram apresentadas no Espaço Brasil, que ocorre paralelamente à Unctad. O ministro falou a uma platéia de possíveis investidores que o agronegócio corresponde a um terço do PIB brasileiro nacional e é um dos setores que mais emprega no país.