São Paulo – O ministro dos Assuntos Religiosos e Islâmicos da Palestina, Mahmoud Al-Habbash, afirmou nesta segunda-feira (2) à ANBA que o Brasil desempenha um papel de influência no cenário global e que esta influência pode ser utilizada para que o país árabe obtenha mais apoio para suas causas.
Al-Habbash, o embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, o assessor de Al-Habbash, Hamza Daana, o juiz Maher Khudeir, e o ministro conselheiro da Embaixada da Palestina, Ahmed Al Assad, estiveram na Câmara de Comércio Árabe Brasileira na manhã desta segunda-feira. Foram recebidos pelo presidente da instituição, Osmar Chohfi, e pelo secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Mourad.
Al-Habbash reafirmou que a Palestina deseja integrar o grupo de países em desenvolvimento Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia.
“A Palestina tem boas relações com todos os países do grupo. A China, a África do Sul, a Rússia historicamente são países amigos do povo palestino. Pedimos para ser membros do grupo, apresentamos o pedido para fazer parte também do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics)”, disse, lembrando que, embora o Brics seja um bloco de cooperação econômica, não se pode dissociar economia e política.
O ministro afirmou, ainda, que a Palestina quer uma “paz justa” no Oriente Médio e defendeu a existência de dois estados: Israel e Palestina. Afirmou também que o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, deverá visitar o Brasil no segundo semestre de 2025, lembrando que Abbas e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, mantêm boas relações pessoais.
Em visita ao Brasil para participar do 37º Congresso Internacional para os Muçulmanos da América Latina e Caribe, realizado entre 29 de novembro e o último domingo (1), Al-Habbash cumpriria agenda com autoridades paulistas também nesta segunda-feira. Na tarde, se reuniria com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, e com o deputado estadual Maurici Morais (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Leia também:
Brasil integra conferência humanitária sobre Gaza