São Paulo – Os ministros jordanianos da Indústria e Comércio, da Agricultura e do Turismo vão estar no Brasil esta semana para uma série de encontros com representantes do governo e do setor privado brasileiro. O objetivo, de acordo com o embaixador da Jordânia em Brasília, Ramez Goussous, é dar continuidade aos acordos e ações iniciadas na visita do rei Abdullah II ao Brasil, em 2008, e na viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país árabe, em março deste ano.
A Jordânia tem interesse, por exemplo, nos setores de etanol e biodiesel, na indústria aeronáutica e na promoção do turismo bilateral. Nesta segunda-feira (19), em São Paulo, o ministro da Indústria e Comércio, Amer Al-Hadidi, terá reuniões com representantes da Embraer, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Volkswagen.
No caso da Embraer, por exemplo, os jordanianos querem atrair para seu país um entreposto de peças de reposição que a empresa pretende instalar no Oriente Médio. A companhia aérea Royal Jordanian já opera jatos comerciais da Embraer e, durante encontro com uma delegação brasileira no final do ano passado, o rei Abdullah II disse que seu governo tem interesse em adquirir aviões militares.
Goussous ressaltou que, como a indústria brasileira quer vender mais na região, a Jordânia é uma boa escolha para abrir o entreposto, uma vez que o país goza de estabilidade política e tem localização estratégica.
Já a ministra do Turismo, Maha Khatib, vai ter reuniões com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). A Jordan Tourism Board, agência de promoção do turismo do país árabe, tem uma representante no Brasil.
O ministro da Agricultura, Saeed Al-Masri, por sua vez, vai se encontrar integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única) e também da Anfavea e da Volks. A Anfavea tem fabricantes de máquinas agrícolas entre seus associados.
Na terça-feira, os jordanianos vão estar em Brasília para reuniões com seus colegas brasileiros das mesmas áreas. A programação dos ministros no Brasil foi organizada pelos dois governos, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.