Kuwait News Agency*
Damasco (Síria) – Três ministros do petróleo árabes se reuniram em Damasco neste domingo para discutir um projeto pan-árabe para transporte, promoção e exportação de gás natural.
Sameh Fahmi, do Egito, Azmy Khraisat, da Jordânia, e Ibrahim Haddad, da Síria, discutiram estudos sobre a terceira fase deste projeto, cujo foco é exportação de gás natural para o Líbano, Turquia e uma série de países europeus. Os ministros acreditam que o investimento necessário nesta fase é de aproximadamente US$ 560 milhões.
Uma nota à imprensa do Ministério do Petróleo da Síria informa que os oficiais também discutiram a criação de uma agência reguladora para o Gás Natural Árabe, e uma empresa árabe para o transporte e marketing do produto. Os ministros falaram ainda sobre possíveis acordos para exportar gás natural para vários países árabes e não árabes.
Segundo informa a nota, Haddad vai prosseguir com as discussões destes assuntos em sua próxima reunião com seus colegas, à qual também estarão presentes os ministros do Petróleo do Iraque e do Líbano.
Um acordo pan-árabe para a construção de um gasoduto foi assinado em 2000. O acordo prevê que o gasoduto ligue o Egito à Jordânia, depois conectando a Síria e Líbano, e mais tarde para Chipre, Turquia e Europa.
*Tradução de Mark Ament