São Paulo – Uma delegação parlamentar dos Emirados Árabes Unidos liderada pelo presidente do Conselho Nacional Federal (FNC, na sigla em inglês), Saqr Ghobash, está em visita à América Latina e teve uma série de encontros em Brasília nos últimos dias. O grupo esteve com autoridades como o ministro das Relações Exteriores, Carlos França (foto acima), o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos no Senado.
O Itamaraty divulgou nas redes sociais informações sobre o encontro de Carlos França e a delegação, dizendo que as relações bilaterais dos países passam pelo melhor momento histórico impulsionadas por duas visitas presidenciais brasileiras ao Emirados, a última durante a participação brasileira na exposição universal Expo 2020 Dubai. O Itamaraty também publicou que os Emirados Árabes Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras ao Oriente Médio em 2021, com um comércio bilateral de US$ 3,3 bilhões, e que o país árabe tem US$ 10 bilhões em investimentos no Brasil.
Rodrigo Pacheco divulgou que se tratou da primeira visita de um chefe do Legislativo dos Emirados Árabes Unidos ao Brasil e que no encontro, Saqr Ghobash fez questão de destacar o apreço do seu país pelo Brasil. De acordo com o presidente do Senado, na reunião os dois também falaram sobre o grupo parlamentar formado entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos e da importância da diplomacia parlamentar como instrumento de aproximação para a maior integração entre os países.
A Emirates News Agency (WAM), agência de notícias oficial dos Emirados, publicou que no encontro com Pacheco, Ghobash contou do trabalho do Conselho Nacional Federal, que está interessado em alinhar suas atividades às diretrizes e visão dos Emirados Árabes em muitas áreas, inclusive apoiando a paz, a segurança e a estabilidade na região e no mundo. Ele também destacou o papel fundamental que os parlamentares desempenham na representação dos países.
Segundo a agência, Ghobash discutiu com o ministro Paulo Guedes o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Emirados Árabes, em linha com a parceria estratégica em andamento entre os países, e a coordenação em questões de interesses mútuos. Segundo a WAM, na conversa eles destacaram as relações bilaterais arraigadas entre Brasil e Emirados Árabes Unidos.
As atividades do grupo no Brasil foram acompanhadas pelo embaixador dos Emirados em Brasília, Saleh Alsuwaidi. A WAM informou que a delegação visita a América Latina entre 12 e 22 de setembro e que o tour inclui passagem por Uruguai, Paraguai e Colômbia, onde o grupo terá discussões com presidente dos parlamentos dos países sobre o fortalecimento da cooperação. O FNC tem memorando de entendimento com o Parlamento Latino-Americano e Caribenho, o que concedeu ao conselho o status de observador, e acordo de cooperação com o Grupo da América Latina e Caribe (Grulac).